Santíssima Trindade

“Ó Trindade Santa, Fonte indefectível de amor”. Foi a partir desta frase que a artista se inspirou para realizar a pintura da Santíssima Trindade.
Cabe-me aqui tentar mostrar para vocês o que, de minha parte, foi intencional colocar nesta obra. Deixa porém a quem apreciá-la, completar com seus próprios comentários e observações.
Comecei por pensar no formato da tela; que decidi que deveria ser quadrado, pois é a forma que simboliza o lugar da materialização do Transcendente: os quatros pontos cardeais, o limite, o criado, a terra.
Este quadrado é ‘cortado’, dividido pela cruz com a imagem de Cristo o Verbo, o Transcendente, que se fez carne e está Presente. Aquele que vem em nome do Pai.

“Quem me vê, vê o Pai.”

O significado das imagens da Santíssima Trindade

A Mão de Deus Pai
‘invade’ a pintura. A mão do Criador, primeira pessoa de Santíssima Trindade, que num gesto de Amor nos entrega o seu Filho, o Supremo ato da Criação. Cristo é a invasão do Pai.

O Filho
Segunda pessoa da Santíssima Trindade, pregado na cruz, mas Gloriosa, pois dele nos veio a Vitória sobre a morte Jesus é o desvelar-se de Deus como Mistério, da Trindade como Mistério. ‘ Ele que tudo reúne em si, segundo a potência única, infinita e sapientíssima da sua bondade, come um centro para o qual convergem todas as linhas. ( São Máximo, o Confessor ).

A Pomba
Que segundo a tradição judaico-cristã, com o batismo do Cristo, tornou-se símbolo do Espirito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, também ‘invade’ a pintura, aponta o Cristo, o ‘Cordeiro de Deus’, ‘Filho muito amado’, em que Deus coloca toda a sua plenitude.

Nossa Senhora
Aquela, a quem Deus confiou seu Unigênito, está em posição de adoração, de aceitação. ‘ Seja feita a tua vontade ‘. A ela nós devemos também confiar nossa vida, nossos desejos e sonhos para que, através dela, o Terceiro Milênio venha transbordando de Verdadeira Beleza. A Beleza Primeira: ‘ O Verbo Encarnado, Jesus Cristo’  todos nós somos também responsáveis de levar ao mundo, cada qual na sua função e especificidade, a mesma Beleza, que não é a ‘beleza casca’, falsa, produzida pelo homem, mas a ‘Bet-el-za’, ( em sâncristo), o lugar onde Deus se manifesta.

Peregrinação

Área do Usuário

Pesquisa

Agenda Pastoral

Calendário Pastoral

Santos do Dia

Santo do Dia

São André Dung-Lac, presb., e seus companheiros, mártires


Fale Conosco

Faça seu pedido de oração, intensões de missas, receba informativos por e-mail ou entre em contato conosco.
Restam caracteres a serem digitados.
Captcha image