Santíssima Trindade

“Ó Trindade Santa, Fonte indefectível de amor”. Foi a partir desta frase que a artista se inspirou para realizar a pintura da Santíssima Trindade.
Cabe-me aqui tentar mostrar para vocês o que, de minha parte, foi intencional colocar nesta obra. Deixa porém a quem apreciá-la, completar com seus próprios comentários e observações.
Comecei por pensar no formato da tela; que decidi que deveria ser quadrado, pois é a forma que simboliza o lugar da materialização do Transcendente: os quatros pontos cardeais, o limite, o criado, a terra.
Este quadrado é ‘cortado’, dividido pela cruz com a imagem de Cristo o Verbo, o Transcendente, que se fez carne e está Presente. Aquele que vem em nome do Pai.

“Quem me vê, vê o Pai.”

O significado das imagens da Santíssima Trindade

A Mão de Deus Pai
‘invade’ a pintura. A mão do Criador, primeira pessoa de Santíssima Trindade, que num gesto de Amor nos entrega o seu Filho, o Supremo ato da Criação. Cristo é a invasão do Pai.

O Filho
Segunda pessoa da Santíssima Trindade, pregado na cruz, mas Gloriosa, pois dele nos veio a Vitória sobre a morte Jesus é o desvelar-se de Deus como Mistério, da Trindade como Mistério. ‘ Ele que tudo reúne em si, segundo a potência única, infinita e sapientíssima da sua bondade, come um centro para o qual convergem todas as linhas. ( São Máximo, o Confessor ).

A Pomba
Que segundo a tradição judaico-cristã, com o batismo do Cristo, tornou-se símbolo do Espirito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, também ‘invade’ a pintura, aponta o Cristo, o ‘Cordeiro de Deus’, ‘Filho muito amado’, em que Deus coloca toda a sua plenitude.

Nossa Senhora
Aquela, a quem Deus confiou seu Unigênito, está em posição de adoração, de aceitação. ‘ Seja feita a tua vontade ‘. A ela nós devemos também confiar nossa vida, nossos desejos e sonhos para que, através dela, o Terceiro Milênio venha transbordando de Verdadeira Beleza. A Beleza Primeira: ‘ O Verbo Encarnado, Jesus Cristo’  todos nós somos também responsáveis de levar ao mundo, cada qual na sua função e especificidade, a mesma Beleza, que não é a ‘beleza casca’, falsa, produzida pelo homem, mas a ‘Bet-el-za’, ( em sâncristo), o lugar onde Deus se manifesta.

Festa de maio

Área do Usuário

Pesquisa

Agenda Pastoral

Calendário Pastoral

Santos do Dia

Santo do Dia

São Romualdo


Fale Conosco

Faça seu pedido de oração, intensões de missas, receba informativos por e-mail ou entre em contato conosco.
Restam caracteres a serem digitados.
Captcha image