Primeiro Encontro Na Estrada de Belém . A Fé de Maria e José

Acolhida e Motivação 

Dirigente: 
Mais uma vez, estamos nos reunindo poro nos preparar o Natal do Senhor. Fazendo memória de seu nascimento; celebramos a maior notícia de toda a história: nosso Salvador é Deus encarnado. O mistério e a graça da encarnação transformam e dignificam a nosso vida. Sigamos então seus passos e estejamos aqui em
nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Oração inicial (página 4)

Leitura Tem ótica (Tomás de Celano -Vida i) 

Dirigente:
Na biografia de São Francisco, vemos como ele preparou o Natal no cidade Greccio. Em cada encontro, vamos ler um trecho desse episódio tão significativo e cheio de ternura.

Sua maior intenção, seu desejo principal e plano supremo era observar o Evangelho em tudo e por tudo, imitando com perfeição, atenção, esforço, dedicação e fervor os ‘passos de Nosso Senhor Jesus Cristo no seguimento de sua doutrina. Estava sempre meditando em suas palavras e recordava seus atos com muita inteligência. Gostava tanto de lembrar a humildade de sua encarnação e o amor de sua paixão, que nem queria pensar em outras coisas.

Precisamos recordar com todo respeito e admiração o que fez no dia de Natal, no povoado de Greccio, três anos antes de sua gloriosa morte. Havia nesse lugar um homem chamado João, de boa fama e vida ainda melhor a quem São Francisco tinha espacial amizade porque sendo muito nobre e honrado em sua terra, desprezava a nobreza humana para seguir a nobreza de espírito. Uns quinze dias antes do Natal São Francisco mandou chamá-Io, como costumava, e disse: Se você quiser que nós celebremos o Natal de Greccio, é bom começar a preparar diligentemente e desde já o que eu vou dizer. Quero lembrar o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou como foi posto num presépio e ver com os próprios olhos como ficou em cima da palha entre o boi e o burro’. Ouvindo isso, o homem bom é fiel correu imediatamente e preparou o que o santo tinha dito, no lugar indicado.

Pistas para conversar sobre o texto:

• Por que Francisco queria recriar aquela noite? O que realmente o motivava?
• Por que montamos o presépio em nossos casas e comunidades?
• Qual o significado hoje? Tradição ou devoção?
• Será que o amor de Francisco era exagero, será que eram outros tempos?
• O que mudou em nosso formo de expressar nosso amor o Deus?

Pausa: conto, combinar o próximo encontro e os detalhes do gesto comunitário. 


A palavra de Deus (Lc 1,26-35.38 e 1, 18-25) 

(Lc 1,26-35.38) -No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus o uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometido em casamento o um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome do virgem era Maria. O anjo entrou onde ele estava, e disse: ‘Alegre-se, cheio de graça! O Senhor está com você!’ ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava o si mesmo o que o saudação queria dizer. 0 anjo disse: ‘Não tenho medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará o ele o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo, E o Senhor dará o ele o trono de seu pai Davi e ele reinará por sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim.’Moria perguntou anjo: ‘Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem? O anjo respondeu: O Espírito Santo virá sobre você, e a forço do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus.
Maria disse: Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo a deixou.

(Lc 11 18-25) -A origem de Jesus, o Messias, foi assim:
Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. Enquanto José pensava nisso, o Anjo
do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: IIJosé, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espirito Santo. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.
Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco. Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Mario para casa, e sem ter relações com ela, Maria deu à luz um filho. E José deu a ele o nome de Jesus .

Meditação Silenciosa (se possível com fundo musical) 

Caminhos para uma reflexão partilhada. 

• Qual a virtude essencial que move Maria e José? Como podemos classificar sua participação no mistério da encarnação?
• Atualmente, homens e mulheres são igualmente parceiros na construção da fé familiar, na participação da comunidade eclesial? 0 que ainda é preciso fazer?
• A fé tem a ver com a estabilidade econômica da família, com a saúde física e psicológica de seus membros?

Conclusão:
Nessa preparação ao Natal, em cada encontro, após as intenções do grupo e um Pai-nosso, meditaremos (silenciosamente) sobre uma trecho da ‘paródia’ que São Francisco fez dessa oração.
Terminaremos com uma Ave Maria e uma pequena saudação que ele também compôs em homenagem à Virgem.

PAI NOSSO…
Com Francisco:

Ó santíssimo Pai nosso: Criador, Redentor, Salvador e Consolador;
que estais nos céus: nos anjos e nos santos. Vós os iluminais para
o conhecimento porque vós, Senhor, sois a Luz. Vós os inflamais
para o amor, porque vós, Senhor, sois o amor.

Vós habitais neles repletando-os para a vida beatífica, porque
vós, Senhor, sois o sumo Bem, o Bem eterno, do qual procede
todo bem e sem o qual nada pode ser bom.

AVE MARIA…
Com Francisco:

Salve, ó Senhora santa, Rainha santíssima, Mãe de Deus, ó Maria, que sois virgem feita Igreja, eleita pelo santíssimo e dileto
Filho e o Espírito Santo Paráclito !
Em vós residiu e reside toda plenitude da graça e todo o bem!
Salve, ó palácio do Senhor!
Salve, ó serva do Senhor!

Área do Usuário

Pesquisa

Agenda Pastoral

Calendário Pastoral

Santos do Dia

Santo do Dia

Nossa Senhora de Guadalupe


Fale Conosco

Faça seu pedido de oração, intensões de missas, receba informativos por e-mail ou entre em contato conosco.
Restam caracteres a serem digitados.
Captcha image