Primeiro Encontro Na Estrada de Belém . A Fé de Maria e José

Acolhida e Motivação 

Dirigente: 
Mais uma vez, estamos nos reunindo poro nos preparar o Natal do Senhor. Fazendo memória de seu nascimento; celebramos a maior notícia de toda a história: nosso Salvador é Deus encarnado. O mistério e a graça da encarnação transformam e dignificam a nosso vida. Sigamos então seus passos e estejamos aqui em
nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Oração inicial (página 4)

Leitura Tem ótica (Tomás de Celano -Vida i) 

Dirigente:
Na biografia de São Francisco, vemos como ele preparou o Natal no cidade Greccio. Em cada encontro, vamos ler um trecho desse episódio tão significativo e cheio de ternura.

Sua maior intenção, seu desejo principal e plano supremo era observar o Evangelho em tudo e por tudo, imitando com perfeição, atenção, esforço, dedicação e fervor os ‘passos de Nosso Senhor Jesus Cristo no seguimento de sua doutrina. Estava sempre meditando em suas palavras e recordava seus atos com muita inteligência. Gostava tanto de lembrar a humildade de sua encarnação e o amor de sua paixão, que nem queria pensar em outras coisas.

Precisamos recordar com todo respeito e admiração o que fez no dia de Natal, no povoado de Greccio, três anos antes de sua gloriosa morte. Havia nesse lugar um homem chamado João, de boa fama e vida ainda melhor a quem São Francisco tinha espacial amizade porque sendo muito nobre e honrado em sua terra, desprezava a nobreza humana para seguir a nobreza de espírito. Uns quinze dias antes do Natal São Francisco mandou chamá-Io, como costumava, e disse: Se você quiser que nós celebremos o Natal de Greccio, é bom começar a preparar diligentemente e desde já o que eu vou dizer. Quero lembrar o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou como foi posto num presépio e ver com os próprios olhos como ficou em cima da palha entre o boi e o burro’. Ouvindo isso, o homem bom é fiel correu imediatamente e preparou o que o santo tinha dito, no lugar indicado.

Pistas para conversar sobre o texto:

• Por que Francisco queria recriar aquela noite? O que realmente o motivava?
• Por que montamos o presépio em nossos casas e comunidades?
• Qual o significado hoje? Tradição ou devoção?
• Será que o amor de Francisco era exagero, será que eram outros tempos?
• O que mudou em nosso formo de expressar nosso amor o Deus?

Pausa: conto, combinar o próximo encontro e os detalhes do gesto comunitário. 


A palavra de Deus (Lc 1,26-35.38 e 1, 18-25) 

(Lc 1,26-35.38) -No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus o uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometido em casamento o um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome do virgem era Maria. O anjo entrou onde ele estava, e disse: ‘Alegre-se, cheio de graça! O Senhor está com você!’ ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava o si mesmo o que o saudação queria dizer. 0 anjo disse: ‘Não tenho medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará o ele o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo, E o Senhor dará o ele o trono de seu pai Davi e ele reinará por sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim.’Moria perguntou anjo: ‘Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem? O anjo respondeu: O Espírito Santo virá sobre você, e a forço do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus.
Maria disse: Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo a deixou.

(Lc 11 18-25) -A origem de Jesus, o Messias, foi assim:
Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. Enquanto José pensava nisso, o Anjo
do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: IIJosé, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espirito Santo. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.
Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco. Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Mario para casa, e sem ter relações com ela, Maria deu à luz um filho. E José deu a ele o nome de Jesus .

Meditação Silenciosa (se possível com fundo musical) 

Caminhos para uma reflexão partilhada. 

• Qual a virtude essencial que move Maria e José? Como podemos classificar sua participação no mistério da encarnação?
• Atualmente, homens e mulheres são igualmente parceiros na construção da fé familiar, na participação da comunidade eclesial? 0 que ainda é preciso fazer?
• A fé tem a ver com a estabilidade econômica da família, com a saúde física e psicológica de seus membros?

Conclusão:
Nessa preparação ao Natal, em cada encontro, após as intenções do grupo e um Pai-nosso, meditaremos (silenciosamente) sobre uma trecho da ‘paródia’ que São Francisco fez dessa oração.
Terminaremos com uma Ave Maria e uma pequena saudação que ele também compôs em homenagem à Virgem.

PAI NOSSO…
Com Francisco:

Ó santíssimo Pai nosso: Criador, Redentor, Salvador e Consolador;
que estais nos céus: nos anjos e nos santos. Vós os iluminais para
o conhecimento porque vós, Senhor, sois a Luz. Vós os inflamais
para o amor, porque vós, Senhor, sois o amor.

Vós habitais neles repletando-os para a vida beatífica, porque
vós, Senhor, sois o sumo Bem, o Bem eterno, do qual procede
todo bem e sem o qual nada pode ser bom.

AVE MARIA…
Com Francisco:

Salve, ó Senhora santa, Rainha santíssima, Mãe de Deus, ó Maria, que sois virgem feita Igreja, eleita pelo santíssimo e dileto
Filho e o Espírito Santo Paráclito !
Em vós residiu e reside toda plenitude da graça e todo o bem!
Salve, ó palácio do Senhor!
Salve, ó serva do Senhor!

Homilias

Veja mais

Destaques

Procissão do Terço dos Homens - Santuari...

PRESTIGIEM A SEMANA MUSICAL E CULTURAL DO SANTUARIO DE...

Peregrinação

Área do Usuário

Pesquisa

Agenda Pastoral

Calendário Pastoral

Santos do Dia

Santo do Dia

S. Joaquim e Sta Ana, pais de Nossa Senhora


Fale Conosco

Faça seu pedido de oração, intensões de missas, receba informativos por e-mail ou entre em contato conosco.
Restam caracteres a serem digitados.
Captcha image