O Senhor Caminha com o Seu Povo

Pensando bem as coisas, descobrimos na situação da humanidade, ao aproximar-se o fim do segundo milênio, muitas semelhanças com a do povo Hebreu no Egito, quando lhe foi enviado Moisés para o libertar.

Aliás, não seria descabido estudar alguns pormenores dos acontecimentos de Fátima à luz precisamente do capítulo III do Êxodo, onde se fala da vocação de Moises, que é claramente apresentada como um gesto de carinhosa fidelidade de Deus ao povo que nascera da Aliança com Abraão, Isac e Jacob (Ex. 3,6).

Mas o que mais nos interessa neste momento, é a recordação de que o senhor, pelo qual clama o povo em aflição, está perto, escuta esse clamor e ele próprio toma a iniciativa de libertar esse povo, que acompanhará com sinais e prodígios.

O Evangelho, ou, se quisermos, a revelação do Novo Testamento – no centro do qual está a Encarnação do Verbo – é o ponto culminante desta caminhada, Deus com o seu povo, que assim procura libertar-se da escravatura do Egito, símbolo do pecado, a caminho da Terra prometida, símbolo de graça, da Pátria definitiva.

Jesus escolhe doze, um chamamento que está sob figura e imagem em todos os chamamentos que precederam a existência histórica de Jesus, desde Abraão a Maria e ao qual fazem eco às vocações que tornam a Igreja mais capaz de realizar a sua missão.

É assim que nos encontramos com todos aqueles que fizeram e continuam fazendo de Fátima umas das manifestações mais espetaculares da presença de Deus na história da humanidade, neste final do século XX.

E aqui assenta também a exigência de um exame sério sobre o modo como estamos a reagir perante este acontecimento, que é Fátima, porque não se trata apenas de aceitar ou rejeitar o seu caráter sobrenatural.

Estamos perante um acontecimento que, quer queiramos quer não, faz parte de nossa história, já não podemos ignorá-lo, e é preciso que encontremos nele o lugar e o papel exigido pela fidelidade à missão concreta que nos foi confiada no seio do Povo de Deus.

Peregrinação

Área do Usuário

Pesquisa

Agenda Pastoral

Calendário Pastoral

Santos do Dia

Santo do Dia

Sto. Antônio Maria Claret, bispo


Fale Conosco

Faça seu pedido de oração, intensões de missas, receba informativos por e-mail ou entre em contato conosco.
Restam caracteres a serem digitados.
Captcha image