Da Mensagem de Fátima

Comecemos por buscar um entendimento acerca do significado das palavras: ‘Aspecto teológicos da mensagem de Fátima’ é um título demasiado solene para aquilo que queremos dizer; solene e, ainda por cima, perigoso.

O caráter científico dos termos neles contidos poderia iludir as pessoas.

Ora o que antes de mais urge dizer é que não vamos apresentar aqui e estudo que Fátima reclama há muito tempo, mas para o qual nos falta a competência e a criteriosa organização dos materiais necessários. Além claro, está de ele não corresponder aos objetivos deste livro.

As nossas ambições são muito mais modestas: queríamos apenas dar um contribuo aquilo que nos parece deveria ser a preocupação maior de todos os que, de qualquer modo, estão ligados aos acontecimentos de Fátima, ou seja, descobrir nesses acontecimentos os sinais da presença de Deus na história que nos próprios estamos a construir.

E nisto já vai o principal do que queremos dizer com as palavras teológico e Fátima:

Teológico, no sentido em que o tomamos aqui, é tudo aquilo que se refere a Deus, citando-o, tornando-o presente, atingindo-o de qualquer modo… Mesmo quando o ofende ou o rejeita.

Isto significa que, ao falarmos dos aspectos teológicos da mensagem de Fátima, não queremos, por agora, estudar essa mensagem como objeto de investigação. Analisando principalmente como acontecimento, ou série de acontecimentos que, de um modo ou de outro, nos façam de Deus.

Uma série de acontecimentos, isto é, Fátima neste capítulo, é os fatos de que se verificaram na cova da Iria em 1917, bem entendido. Mas não apenas isso é também tudo aquilo que em Portugal e no estrangeiro, se fez desses fatos.

Aliás, mesmo descontando tudo quanto se deve ás circunstâncias históricas e aos meios humanos nelas utilizados, sinal claro de que Fátima tem um significado especial para o nosso tempo é o crescimento progressivo da sua perseverança na vida das pessoas, mais de que o das pessoas em Fátima ainda que, como é natural, uma coisa depende da outra.

Não vamos, portanto, fazer o estudo teológico de nenhum texto ou por menor fato. Esforçar-nos-emos apenas por realçar alguns aspectos que, numa observação crente dos acontecimentos,nos parecem sinais de uma especial comunicação de Deus a humanidade.

E Acontecimentos de Fátima, para nós, são os gestos e as palavras que descobrimos nos videntes, em primeiro lugar, mas também naqueles que desde há primeira hora, procuraram identificar-se com o que eles diziam ser recomendações especiais de Nossa Senhora.

Peregrinação

Área do Usuário

Pesquisa

Agenda Pastoral

Calendário Pastoral

Santos do Dia

Fale Conosco

Faça seu pedido de oração, intensões de missas, receba informativos por e-mail ou entre em contato conosco.
Restam caracteres a serem digitados.
Captcha image