Paixão, morte e ressurreição segundo Mateus

Somente uma vez ao ano, no domingo de Ramos e da Paixão do Senhor é cantada ou lida a narrativa dos sofrimentos de Jesus até a crucifixão e morte. O clima é dominical, isto é, do memorial vivo da Páscoa – morte e ressurreição –   que a celebração da Eucaristia torna presente e atualiza.

O Evangelho de Mateus será proclamado, tanto para recordarmos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quanto para meditarmos em seus sofrimentos. Os contrastes falam. Eles ainda nos provocam? A Igreja que sai às ruas e pelos meios de comunicação, durante a semana santa, crê na resposta possível de seus filhos praticantes ou não. Jesus é posto no centro das atenções de muitos. Pretende-se avivar a curiosidade da Jerusalém agitada e que dizia: “Quem é este?” (Mt 21, 10).

Mateus descreve o acontecimento da morte de Jesus, em meio às trevas que envolveram toda a terra do meio-dia às três horas da tarde. A morte física de Jesus é, portanto, associada ao fenômeno da escuridão, que simboliza a incompreensão e a rejeição do filho de Deus.

As trevas introduzem os sentimentos do Crucificado em seu grande grito de interpelação, dirigido a Deus lá pelas três horas da tarde: “Por que me abandonastes?” Nas trevas da angústia e da amargura, Jesus se abre à confiança e salmodia intensamente. O grito é de lamentação e de confiança (cf. Sl 22 [21] ), próprio de outros salmos, em que o ato expressa o pedido de socorro.

As últimas palavras do Agonizante recordam a tristeza até a morte na oração ao Pai, no Getsêmani, simbolizada no cálice não afastado do sofrimento. Expressara a alma entristecida, gemendo diante de Deus (cf. Sl 42, 2). Assim, no morro de Getsêmani e no monte do Gólgota, Jesus, ao orar os salmos, nos ensina a esperar e a confiar. Intensifica sua oração ao ser abandonado pelos íntimos e, ao sentir-se abandonado pelo próprio Deus. Vive, então, a experiência trágica do humano sofrimento psíquico, sentido na subjetividade pessoal e oculta, no mundo interior inatingível: “Vós todos, que passais pelo caminho, olhai e vede: Há dor como a minha dor?” (Lm 1, 12).

Antes de entregar o espírito, Jesus dá outro grande grito. É o grito sem palavras, antes do silêncio mortal. Ocorre pensar e meditar que o alcance deste grito pode chegar até nós, em sintonia de sentido. Se houve trevas em toda a Terra ou arredor, no entanto, nada e ninguém apagaram a luminosidade do Crucificado. Bem reconheceu o centurião e os que com ele O guardavam: “De fato, este era o filho de Deus” (Mt 27, 54). Assim, sua morte é mensagem e ensinamento. Abre as portas à fé. É convite para anunciarmos o Evangelho da salvação, com renovado ardor e credibilidade.

A morte de Jesus inaugura um novo tempo para a história e é portadora da vida em si. Sua morte não o silencia. Ela já antecipa o anúncio e os efeitos da ressurreição. Por isso, Mateus usa a linguagem expressiva da escatologia apocalíptica. No breve instante do silêncio da morte, Jesus inaugura um novo tempo: o véu do templo se rasga, a terra tremeu, as rochas se fenderam (27,51). Descendo à mansão dos mortos, traz a vida e a libertação para os que jaziam cativos na morte, pois os túmulos se abriram, muitos corpos dos santos ressuscitaram e foram vistos por muitos (Mt 27,53).

A linguagem simbólica voltará ao raiar do primeiro dia da semana, porque os símbolos nos projetam para além dos fatos. Nada diz de trevas sobre a Terra. Agora brilha a aurora e o anjo mensageiro é de luz e de boas novas (28, 1.3).Também a linguagem apocalítica retorna, embora sóbria, no grande terremoto (v. 2). Não mais a centralidade de Jesus é vista na morte, mas no encontro marcado e localizado com os seus. “Lá me verão” (v. 10). Visão eclesial da fé!

O sepulcro do Senhor está aberto e vazio para sempre. Ele é indício do acontecimento que redimensiona a morte. O acontecimento é vê-lo. Encontrá-lo é a felicidade da vida para a eternidade. A Igreja existe para isto. Resta-nos, pois, dizer-nos uns aos outros:

Feliz Páscoa da Ressurreição!

Autor
Dom Edson de Castro Homem
Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro

 

Carlos André Testai
pesquisa e compilação

Comentários

Ainda não há comentários

Não há comentários para este post!

Deixe seu Comentário

Seu E-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Festa de maio

Área do Usuário

Pesquisa

Agenda Pastoral

Calendário Pastoral

Santos do Dia

Santo do Dia

São Paulino de Nola, bispo


Fale Conosco

Faça seu pedido de oração, intensões de missas, receba informativos por e-mail ou entre em contato conosco.
Restam caracteres a serem digitados.
Captcha image